Populações indígenas do Brasil e de dezenas de outros países, ONGs, Associações, arte, cultura, informação através de veículos de midia alternativos, palestras com estudos de problemas sérios mas também soluções viáveis - como a palestra do prof Dr Mohamed Habib da Unicamp sobre o "Custo da erradicação da miséria e para a solução de todos os problemas ambientais no Planeta Terra" e mais do que tudo, a presença de uma alegria e uma energia de vida contagiante capaz de nos fazer caminhar por doze horas, encontrar nossos pares em causas, pensamentos e a esperança de um mundo com escolhas "alternativas" de como e para o quê "servir".
Existem pessoas fazendo projetos muito interessantes nas diversas áreas ligadas a sustentabilidade, comércio justo, produção cultural, agricultura orgânica, cultivo de sementes, permacultura, ativismo contra as agressões que sofrem outras culturas não capitalistas e indígenas de diversas etnias, etc.
Gostei, foi uma experiência motivadora e inesquecível.
Nessa ocasião, preparei para amigos e anfitriões uma receita rica em proteínas e vegana que descrevo a seguir:
Tomates Assados Recheados com Champignons Frescos a Provençal
Ingredientes:
6 tomates tipo caqui grandes
4 dentes de alho
Ceboliha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Preparo:
- com uma faca afiada retire a tampa dos tomates e reserve para fechar depois
Recheio:
- usando uma colher média retire o miolo dos tomates, dispense a parte mais branca e dura, pique a parte mais macia e reserve
- lave bem os cogumelos e corte -os em duas ou três fatias longitudinais procurando manter sua forma.
- faça o mesmo com o alho depois de descascá- los
- pique a cebolinha em laminas bem finas
Em uma frigideira ou wok aqueça o azeite de oliva e refogue os ingredientes do recheio por aproximadamente 5 minutos acrescentando ao final o sal e a pimenta do reino à gosto.
- Preencha os tomates com o recheio e cubra com a tampa do próprio tomate reservada.
- unte uma assadeira com azeite de oliva, coloque os tomates um ao lado do outro e cubra com papel alumínio.
- leve ao forno pré-aquecido por dez minutos a 200 graus e deixe assar por 30 min aprox,
- retire o papel alumínio e com um garfo verifique se a pele do tomate se solta facilmente da poupa, se isso não ocorrer volte ao forno sem o alumínio por mais dez minutos a 100 graus e sirva.
Obs.: eu guarneci com um mix de quinoa e cuscuz marroquino cozidos e acrescidos de brócolis ninja cozido no vapor, cubinhos de pêra portuguesa e cebola caramelizada - tudo misturado e com o tomate recheado por cima. Você pode fazer do seu jeito.
Abraços sustentáveis, esperançosos e amorosos.