sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A melhor fruta do mundo (pra mim)


Gente, eu adoro abacaxi, O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante.
Tem alto teor dietético e é extremamente versátil como ingrediente para sobremesas, molhos, saladas, sucos, ensopados e até sopas.
No Yam a Natália Werutsky incluiu um suco de abacaxi com menta chamando-o refrescante, eu adoro misturar abacaxi com melancia, com maracujá e certa vez fiz um  suco de abacaxi com couve manteiga orgânica e ficou muito bom, mas ai tem que ser o abacaxi pérola que é mais doce que o havai.
O pernambucano João Falcão que é um talentoso autor e diretor de teatro, compositor, cineasta, (e um montão de coisas) há muitos anos, lá em Recife me mostrou um jeito de descascar abacaxi que ele fica lindo, sem nenhuma casquinha daquelas espinhudas,  como se estivesse sido esculpido, disse que tinha aprendido com o avô mas eu nunca consegui fazer igual, se alguém que estiver lendo esse post souber a técnica por favor me ensine.
"O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio. As vitaminas presentes são muito numerosas. Considera-se o suco de abacaxi uma fonte de vitaminas: A (0,3mg em 100g de suco), vitamina B1 e uma fonte aceitável de vitamina C (8,5mg em 100g em média), porém não contém vitamina D.
É um adjuvante da digestão, em virtude de conter a bromelina, uma mistura de enzimas proteolíticas (que desdobram proteínas), que em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em proteoses e peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína)."
Fonte: Batuque na cozinha
Bom, pra terminar sugiro uma receita básica de sobremesa: "Abacaxi flambado"

Ingredientes: 
02 rodelas de abacaxi de arpoximadamente  5 cm de espessura cada
01 fio de azeite de oliva
03 galhinhos de alecrim
200 ml de wodka

Preparo:
Aqueça um frigideira com um fio de azeite de oliva
Leve o abacaxi ao fogo e deixe grelhar dos dois lados até ficar com uma coloração caramelada
Pegue um galho de alecrim e solte suas folhinhas sobre o abacaxi
Vagarosamente acrescente 100 ml de wodka (nesse momento vai subir uma pequena labareda), espere a wodka secar e sirva.
Se quiser pode servir com uma bola de sorvete de manga (uau)


Abraços e até mais

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Minhas angústias mais recentes.

Quem me conhece sabe que sou muito brincalhão e as vezes me passo um pouco.
Recentemente em um evento do qual participei na Matilha Cultural percebi que um dos convidados não parava de comer do guacamole que estávamos servindo me obrigando a repor a iguaria o tempo todo - estava mesmo muito bom. Lá pela 5a. ou 6a. reposição do guacamole me diriji ao convidado e em tom de brincadeira disse: "desse jeito eu não dou conta". Imediatamente ele fez uma expressão de desapontamento que gerou em mim uma sensação (já conhecida) de que eu tinha feito besteira. Tentei consertar mas já era tarde, o rapaz ficou muito constrangido  e gostaria que ele soubesse que eu fiquei mais ainda. Até mandei um email onde eu assumia minha culpa no acontecido e me desculpando - em resposta ao email dele reclamando "justamente" por minha indiscrição ao pessoal da Matilha. Como não obtive resposta considero que jamais serei perdoado.
Um dia eu aprendo a ficar no meu lugar, a não deixar que minha empolgação e satisfação ao ver as pessoas felizes se deliciando com meus pratos me faça acreditar que existe uma ligação maior entre eu e meus clientes, eu sei que as vezes tem, mas só as vezes.
Ai vai a receita do guacamole, se quiser pode copiar, mas só a receita.


Ingredientes:

2 abacates maduros (Não precisa ser muito maduros)
2 tomates sem pele e sem semente 1 dente de alho
1 cebola média
1 pimenta sem semente (eu uso a dedo de moça mas pode ser a de cheiro)
1 dente de alho
suco de 2 limões
1 colher de sopa de coentro fresco
sal, a gosto.


Modo de preparo:
Abra os abacates ao meio, tire o caroço
Com a polpa cortada em pedaços coloque dentro de um recipiente
Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados)
Junte ao abacate e com um garfo amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
Tempere com limão, sal e o coentro picado finamente, a gosto
Sirva com aquele salgadinho de milho c/ queijo (Doritos)

Serve até seis pessoas (se elas não forem muito gulosas - rsrsrs)


Abraços e até a próxima.