quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arroz de forno integral, aniversário, mudanças...



Em breve o Goa completará oito anos de idade, na verdade serão oito anos de aprendizado que acreditem, foi muito além da gastronomia e do vegetarianismo.
Quando abrimos o Goa, na época com o nome Gaia, (cuja marca não pude registrar), a idéia era a de salvar um restaurante falido, fechado e mau visto na comunidade local, o "Eugênia Restaurant & Music Bar" , transformando-o em um ponto de encontro de pessoas que compartilhassem de um mesmo valor: a paz.
Paz no sentido de não violência contra aquilo que mais preservamos mesmo que instintivamente: a vida, qualquer vida. Ser um negócio que presta serviços e emprega colaboradores em troca de dinheiro, mas sem que com isso tivéssemos de servir a um mercado poluidor e agressivo. Acho que atingimos nossa meta, além disso, mesmo que de forma simples e usando apenas minha memória degustativa afetiva, (porque não sou formado em gastronomia e nem chef no sentido acadêmico da palavra) consegui cativar nossos clientes servindo pratos populares, originais e, sempre que possível elaborados com temperos regionais, orgânicos  e saborosos.
Hoje, oito anos mais amadurecidos. caminhamos para mudanças profundas nas ações que projetamos desenvolver neste próximo ciclo que se inicia.

Adoro o meu trabalho mais do que nunca, principalmente quando ele me possibilita inovar e levar ao questionamento os valores que defendo profissionalmente, independente de minha vida pessoal.
Quanto ao arroz de forno, essa é a receita que a minha mãe fazia aos domingos. Eu tomei a liberdade de adaptar e a honra de compartilhar com a minha amiga Chef Vivi Araújo no link que voces podem acessar logo abaixo .
Abs

Arroz de Forno Integral ao Forno


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Creme de Abóbora com Gengibre - Pousada Campestre - Gonçalves em MG


A palavra “sopa” tem a sua origem na palavra teutónica suppa que se refere a um prato medieval (sop) de um estufado espesso que se colocava em fatias de pão. Com o tempo variam as receitas e as técnicas de preparação dos ingredientes. 
Na era moderna, um receituário dedicado exclusivamente às sopas e escrito em 1882 por Emma Ewing, referia que aquelas eram “convenientes, económicas, saudáveis e de mais fácil digestão do que qualquer outro cozinhado” e que deveriam “ocupar um lugar de destaque na ciência da culinária.
fonte: http://www.google.com.br/search?client=safari&rls=en&q=historia+da+sopa&ie=UTF-8&oe=UTF-8&redir_esc=&ei=uMQEUIn7LIPW6wH48cnFCA


No último fim de semana tive o prazer de preparar uma sopa para um grupo muito especial de amigos na Pousada Campestre de meu mais novo e antigo amigo Rick Cukierman em Gonçalves MG
Novo e antigo porque pela primeira vêz em mais de 15 anos que o conheço, pude ter a oportunidade de conviver com a sua pessoa e conferir o maravilhoso trabalho de arquitetura sustentável e de preservação que ele desenvolve nessa privilegiada área da Mantiqueira se denominando "cuidador" e não "dono" desta terra.
Para agosto próximo estamos programando uma vivência que incluirá gastronomia natural e turismo ecológico na Pousada Campestre e espero poder desfrutar da sua compania meu querido e paciente leitor.


Por enquanto ai vai a receita de uma sopinha de abóbora com gengibre pra voce se esquentar nessas noites de inverno.


Abraços e saudações de paz.


Augusto Pinto



Creme de Abóbora com Gengibre



Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem

½ cebola média picada (70 g)1 pimenta dedo de moça picada sem semente500 gr de abóbora pescoço, sem casca e sem semente cortada em pedaços
50 gr de gengibre cortado em fatias bem finasSal, a gosto


Modo de Preparo:
1. Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue a cebola e gengibre até que fiquem dourados.
2. Acrescente a abóbora e refogue por mais 5 minutos. Junte 1 litro de água e cozinhe até que a abóbora esteja macia.
3. Bata a mistura no liquidificador, despeje novamente na panela. Tempere com sal,
4. Sirva quente em uma sopeira, fartamente acompanhada de fatias de pão integral


Rendimento:
4 porções 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Receita de "Lasanha de Berinjela Cremosa" pra o meu filho que mora na Rússia

Tenho um filho de vinte anos que aos 15 resolveu estudar a lingua russa. Depois de patrocinar aulas de violoncelo, piano, kung fu e "otras cositas mas", neguei-lhe o pedido de financiamento do curso. Sua mãe, muito mais esperta apostou na idéia e não é que o garoto foi adiante...
Hoje, cursando o 3o. ano de História na USP, foi agraciado com uma bolsa-convênio para passar um semestre na Universidade de Moscou onde viveu nos últimos 5 meses.
Quem quiser conhecer suas aventuras e seu talento literário pode visitar um de seus blogs:
http://joaquimterencio.blogspot.com.br
Descrevo esse episódio porque apesar de não ter acreditado neste seu talento para o russo, sempre que posso preparo tanto em casa como no GOA seus pratos prediletos e a LASANHA DE CREME DE BERINJELA é dedicada a ele que em breve estará de volta ao nosso convívio e espero, mais disposto a lavar a louça, já que seu talento para cozinhar ainda não se apresentou.
Para meus leitores, amigos e clientes ai vai a receita:

Lasanha de Creme de Berinjela Assada sem Pele, Ricota e Espinafre ao Molho de Tomate e Parmesão

Ingredientes:


1 pc de massa de lasanha pré-cozida (500gr)
2 berinjelas grandes
250gr de ricota
folhas de um maço de espinafre
50 ml de leite
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho picado
50 ml de azeite de oliva extra virgem
500 ml de molho de tomate caseiro
2 tomates cortados em cubinhos
queijo parmesão a gosto
sal a gosto
nóz moscada a gosto


Preparo:


- Embrulhe as berinjelas em papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos a 200 graus ou até amolecerem, retire do forno e aguarde que esfriem,
- Com uma faca corte as berinjelas ao meio e com uma colher retire toda a poupa, descarte a casca e reserve a poupa para a lasanha em duas partes, sendo 80% para o recheio e 20% para a cobertura.
- Utilizando um garfo ou, de preferência um processador misture a ricota com as folhas de espinafre cruas, azeite, sal e noz moscada a gosto, utiliza o leite para dar uma consistência cremosa a mistura mas sem  deixar que fique líquida, reserve
- Em uma frigideira aqueça o azeite e refoque o alho e a cebola até dourarem, acrescente o creme da berinjela para o recheio com uma pitada de sal e misture tudo apenas por uns 2 minutos (lembre-se que a berinjela já está cozida).




Finalizando:


- em uma forma refratária, para que a massa da lasanha não grude, coloque uma camada generosa de molho de tomate no fundo,
- cubra o molho com uma camada de massa de lasanha pré-cozida
- sobre a massa de lasanha cubra com uma camada de creme de berinjela
- cubra a camada de creme de berinjela com outra de massa
- agora cubra a massa com o creme de ricota e espinafre.
- outra camada de massa
- outra camada de creme de berinjela, 
continue até que se acabem os recheios
- cubra a última camadade recheio com massa da lasanha
- para finalizar utilize os  20% de creme de berinjela para a a cobertura com o tomate picado, sal a gosto
- coloque o restante do molho de tomate
- Parmesão a gosto
- Cubra a forma com papel alúmínio  e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos, 
- retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos e sirva com um bom vinho ou suco de uva orgânicos , de preferência.
Bom apetite e até breve